Um ano cheio de carinho com o universo infantil
- escoladavidapoa
- 25 de dez. de 2017
- 3 min de leitura

“Se você se importa o suficiente com a vida / Faça dele um lugar melhor/ Para você e para mim”. É exatamente assim, como diz a letra da música Heal the world (Cure o mundo), de Michael Jackson, que trabalhamos em 2017.
O ano de 2017 foi muito produtivo para a parceria entre a Escola da Vida e a ONG Comunicando Amor. Juntos, elaboramos e publicamos conteúdos importantes para a formação dos pequenos atendidos pela instituição e por todos os públicos que buscam informação a respeito desses assuntos. Falamos sobre alfabetização, dieta balanceada, hábitos higiene, reciclagem, igualdade de gênero e, finalmente, sobre o afeto no desenvolvimento infantil.
Começamos a parceria com a matéria sobre a ligação entre aprendizado e afeto. Nesse contexto, vimos que a educação infantil tem um papel muito maior do que imaginávamos. A escola não é apenas um lugar onde as crianças ficam enquanto seus pais trabalham. Mas um espaço onde desenvolvem sua autonomia e realizam suas primeiras relações sociais fora de casa.
Depois, abordamos um tema polêmico que é a igualdade de gênero na infância, mostrando que o assunto nada tem a ver com sexualidade. Dissemos que catalogar objetos, cores, roupas como “de menino” e “de menina” acaba por gerar uma distorção na compreensão da realidade dos pequenos. E que é muito importante que todos brinquem com todo o tipo de coisa para que percebam a importância da igualdade nos papéis.
E, dentro da temática da preservação do planeta, mostramos que atividades lúdicas são ideais para despertar o interesse da criança sobre o assunto. Construir brinquedos - como vai-vem e bilboquê a partir de garrafas pet – é, por exemplo, uma maneira simples e atrativa de mostrar às crianças que o lixo pode se transformar em algo útil.
Nessa mesma linha, publicamos outra matéria sobre a importância de fomentar nos pequenos bons hábitos de higiene, como tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos, para a saúde deles. Além disso, sugerimos maneiras de tornar esses momentos mais divertidos.
Outro assunto que trouxemos neste ano foi alimentação infantil. O texto deixou claro que uma dieta balanceada e saudável é essencial para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças. Apresentamos também dicas de nutrição para uma boa formação infantil.
E por fim, falamos de alfabetização, mostrando que o processo inicia quando a criança começa a fazer leituras do mundo. Com isso, nem todas elas aprendem na mesma hora ou do mesmo jeito. A matéria ressalta que é necessário identificar o perfil cognitivo de cada uma e utilizar o método adequado ao aprendizado de cada grupo para que essa etapa seja bem-sucedida.
Para a Coordenadora Pedagógica da Escola da Vida, Andréa La Porta Moraes, esses conteúdos têm cumprido o papel de traduzir o dia a dia das crianças de forma clara e objetiva, trazendo informações, sugestões, esclarecendo assuntos. “Percebemos que, cada vez mais, há interesse pelos conteúdos publicados. A parceria com o Comunicando Amor só acrescentou para o trabalho da Escola da Vida. Além de textos objetivos, trouxe, tanto para as famílias quanto para os nossos seguidores nas redes sociais, uma curiosidade por assuntos relativos à faixa etária de nossas crianças. Que possamos continuar descobrindo formas simples e eficazes de levar informações aos pais, ajudando-os na tarefa de formar cidadãos críticos, conscientes, capazes de ter opinião própria e se posicionar no mundo, fazendo suas próprias escolhas”, comenta Andrea.
Comentários