top of page

A ONG Movimento Instituição da Vida é uma Organização Civil, não governamental e sem fins lucrativos. Desenvolve suas atividades desde o ano de 2001 e está legalmente constituída desde 04 de Junho de 2003 e tem como seu objetivo desenvolver a consciência de que o apoio aos menos favorecidos é fator primordial para uma sociedade mais justa e fraterna, tão necessária para um mundo melhor.

A Instituição de Educação Infantil Escola da Vida foi criada quando a fundadora, Denise Miceli, ao realizar seu TCC em Pedagogia pela PUC-RS, conheceu a periferia da cidade de Porto Alegre. Este trabalho resultou em publicações e reconhecimento de autoridades do Município dando início, em meados do ano de 1993, a alfabetização de crianças de rua.

Ao longo dos anos, o trabalho desenvolveu-se no sentido de acolher crianças em situação de risco. Filhos de moradores de rua, catadores de papel e de presidiários (as) eram acolhidos em uma casa, com duas salas, um banheiro, uma cozinha e um pátio pequeno. A melhoria do espaço era necessária e urgente. Foi então, alugada uma casa da Rua Arapeí, nº 346, oficializando-se assim, a Escola da Vida.

Em 2006, com recursos enviados por Giuseppe Mareska, um grande parceiro da Itália, foi possível a aquisição de uma sede própria, uma casa maior, com pátio e espaço para ampliação.

A Instituição acolhe, cuida e educa crianças cujos pais trabalham, bem como as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Essas crianças recebem alimentação, cuidados básicos de higiene, carinho e dedicação. Tudo isso agregado a um trabalho pedagógico que envolve também, a cultura, a arte e a ludicidade. É uma Instituição que busca proporcionar às crianças o desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo respeitando a faixa-etária e suas origens.

Em outubro de 2007 a Instituição firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Após o estabelecimento do convênio com a SMED, a Instituição deu início a um processo de transformação no trabalho realizado. Passou a ter mais suporte e oportunidade de formação continuada dos profissionais, melhorando ainda mais o trabalho pedagógico. Com tudo isso a comunidade teve um grande ganho, pois a partir de então pode contar com um ambiente mais qualificado e que proporciona um pleno desenvolvimento para a criança.

No ano de 2009 foi construída uma sala ampla, arejada e com dois banheiros, oferecendo mais conforto para as crianças. A Instituição pleiteou, também, um convênio com a FASC para qualificar e ampliar o atendimento, que passaria a ser oferecido para 40 crianças, nos dois turnos. Como o convênio não foi firmado e a Instituição precisava de mais espaço para as crianças da Educação Infantil, o Programa de Turno Inverso foi encerrado e a FASC cedeu a sala construída para o atendimento das crianças menores.

A fim de qualificar cada vez mais o atendimento prestado às crianças, a Instituição contratou, no ano de 2011 uma Nutricionista, a qual passou a ser a Responsável Técnica pela Área da Saúde da Escola. Cabe a esta profissional elaborar cardápios; estabelecer rotinas de boas práticas na alimentação; supervisionar e orientar as atividades da equipe da cozinha; acompanhar o desenvolvimento das crianças através da avaliação antropométrica; organizar, junto às professoras, oficinas culinárias para contemplar projetos pedagógicos ou atender demandas de necessidades das crianças entre outras atividades pertinentes à função.

Em 2012 a Instituição foi contemplada com recursos para a realização de reformas em alguns ambientes e também para a construção de uma sala nova, em substituição à sala que estava condenada por apresentar rachaduras em sua estrutura. Essas obras, porém, por questões burocráticas dos órgãos públicos envolvidos, só foram realizadas em 2014. Paralelamente a Instituição também investiu recursos próprios e recursos oriundos de Editais e Projetos para Captação de Recursos em reformas e aquisições de materiais, pois a casa era antiga e necessitava de muito investimento para ser transformada em uma escola com espaços adequados e que atendessem a legislação vigente. A rede de esgoto e a rede elétrica, por exemplo, tiveram que ser totalmente substituídas.

O ano de 2013 foi marcado pela consolidação da relação de parceria com os pais e com a comunidade e, em 2014 foi possível finalizar a obra de adequação do espaço físico.

Em agosto de 2015, foi contratada uma Psicóloga que atua sobre as relações que se estabelecem no contexto escolar, levando em consideração o meio social em que estas relações estão inseridas, as demandas da escola e o público. As intervenções são realizadas por meio de conversas breves, projetos e encaminhamentos. O público atendido é composto de crianças de dois anos até os cinco anos e onze meses, pais e responsáveis, educadores, e demais funcionários. Este serviço foi contatado por seis horas semanais, com o objetivo de auxiliar na promoção do olhar para cada criança, e encontrar um sujeito para além do desdobramento cognitivo, e para isso, é necessário obter a imensidão de realmente vê-la e escutá-la, dentro de suas potencialidades.

No final de 2016, por sugestão de um pai, foi constituída a “Comissão de Pais”, que tem como objetivo aproximar as famílias e envolvê-las nas atividades da instituição; auxiliar a escola na busca por novos parceiros; promover eventos beneficentes etc.

ESPERAMOS SEU CONTATO

+55 51 3242.4103

Rio Grande do Sul, Porto Alegre

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

2017 - Escola da Vida

bottom of page