Cardápio colorido, tempo de mastigação e frequência fazem toda a diferença na nutrição infantil
- escoladavidapoa
- 29 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Uma dieta balanceada e saudável é essencial para o bem-estar e desenvolvimento das crianças. Durante a infância, quando o organismo está crescendo, a alimentação tem um papel muito importante. Para que a alimentação seja considerada saudável e benéfica, deve incluir Ferro, Proteínas, Cálcio, vitaminas e conter baixo teor de gordura e açúcar. A chave, então, é apresentar um cardápio colorido e que tenha diferentes grupos alimentares.
Tão importante quanto o conteúdo da alimentação é a forma como é consumida. É necessário reservar um tempo específico para lanches e refeições das crianças. Elas devem comer de três em três horas, devagar e mastigar bem os alimentos. Quando a comida ingerida é bem mastigada, desaparece a sensação de cansaço e sono fora de hora que dificulta a concentração e o aprendizado.
Os pequenos precisam dos mesmos tipos de nutrientes: minerais, carboidratos, gorduras e proteínas que os adultos. Mas em diferentes quantidades, de acordo com a idade. Com as vitaminas não é diferente. "A criança deve comer frutas, legumes e cereais variados", comentou a nutricionista Mabelle Vicente, da clínica Nutravie. Em uma alimentação balanceada e colorida haverá a quantidade ideal de cada nutriente.
Dois tipos de vitaminas são muito importantes para as crianças: A — essencial para a formação de um sistema imunológico forte e saudável — e D. "O leite materno fornece a quantidade de vitamina A que as crianças precisam nos seis primeiros meses de vida". A vitamina D tem sido muito relacionada com a saúde cardiovascular. Por outro lado, a desnutrição infantil pode até mesmo acarretar em distúrbios de rendimento escolar: falta de atenção, agitação, dificuldade de memorização, motivação escassa, redução das aptidões sociais.
O que incluir na alimentação das crianças
· Frutas e legumes de coloração alaranjada: abóbora, laranja, manga e cenoura são provedores de vitamina A.
· Ovo: fonte de vitamina A e D, é rico em proteínas. Fornece Ferro, Zinco e Potássio para o organismo.
· Leite: fornece cálcio e boas quantidades de vitamina D.
· Peixes de água salgada: possui Ômega 3 ("gordura boa" que ajuda a controlar os níveis de colesterol) e vitamina D.
· Sol: favorece a produção de calciferol (vitamina D) pelo organismo.
Comentários