top of page

Reciclar pode ser divertido

  • escoladavidapoa
  • 28 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Atividades divertidas são ideais para despertar o interesse da criança sobre a preservação do planeta. Construir brinquedos - como vai-vem e bilboquê a partir de garrafas pet – é, por exemplo, uma maneira simples e atrativa de mostrar às crianças que o lixo pode se transformar em algo prazeroso. Aqui vale ensinar a política dos quatro erres: reduzir (a quantidade de lixo), reutilizar (embalagens e sacos), reciclar (resíduos como o plástico) e recuperar (materiais para voltar a utilizá-los).

A partir dos três anos, as crianças já podem aprender a separar os resíduos. O cuidado com o meio ambiente começa dentro de casa, a partir do exemplo dos pais. Se, desde pequena, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais, será estimulada a ter o mesmo comportamento.

O primeiro passo é ensinar as crianças a selecionar o lixo e onde depositá-lo. Mostrar que existem cinco cores diferentes de lixeiras para cada tipo de resíduo: azul (papel e papelão), verde (vidros, cristal), vermelha (plástico e isopor), amarela (metal e aço), marrom (matéria orgânica, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro entre outros). Vale lembrar que lâmpadas fluorescentes, cartuchos e toners, pilhas e baterias, eletrônicos, celulares e eletrodomésticos, além de restos de óleo devem ser devolvidos ao local de compra ou em pontos de coleta específicos.

Natureza e economia ganham

São recolhidas, no Brasil, 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, mais da metade desses resíduos ainda é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. A reciclagem diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e evita contaminação do solo. Além disso, é fonte de renda para catadores. Cerca de 100 mil pessoas vivem, no país, exclusivamente da coleta de latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais.

Quando 1 tonelada de papel é reciclada, 100 mil litros de água, 5 mil Kw de energia e 17 árvores adultas serão poupados. Para cada 100 toneladas de plástico reciclado, por exemplo, economiza-se 1 tonelada de petróleo. Já a reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.


 
 
 

Comentários


ESPERAMOS SEU CONTATO

+55 51 3242.4103

Rio Grande do Sul, Porto Alegre

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

2017 - Escola da Vida

bottom of page